domingo, 13 de outubro de 2013

Café: Vilão ou Mocinho

Adorado por muitos, o café está presente no dia a dia da maioria dos brasileiros. No café da manhã, após o almoço, no lanchinho da tarde... Qualquer hora é hora. A grande dúvida que fica é: qual o impacto que as inocentes xícaras de café podem trazer ao corpo? A nutricionista Débora Almeida, de São Paulo, nos ajudou a entender melhor a importância dessa bebida para o organismo e qual a quantidade indicada que você deve consumir por dia. Confira!

"O café é um interessante estimulante e gerador de foco", explica a nutricionista. Ou seja, é mesmo verdade que ele ajuda a manter a concentração para realizar as tarefas diárias, faz bem para a memória e a atenção. Além disso, para quem pratica atividades físicas regularmente, a bebida também dá um empurrãozinho. "Ela tem uma função termogênica que proporciona a queima de gordura", pontua a especialista.
É preciso, porém, controlar a quantidade. "Em excesso, dependendo de cada organismo, o café pode gerar danos", avisa. Por isso, nada de beber sem controle! Para quem possui enxaqueca ou gastrite, por exemplo, a bebida pode ser o gatilho para aumentar as dores. Vale, também, verificar como o seu próprio corpo reage aos estímulos da bebida. "Para algumas pessoas o café tira o sono e, para outras, não possui o mesmo efeito", aponta Débora.

Qual a dosagem certa, então? "Por volta de 200 ml por dia, o mesmo que 4 xícaras de café", sugere. Para grávidas e pessoas com gastrite, no entanto, a indicação é outra: melhor verificar a quantidade certa com um médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário